Como evitar erros em processos seletivos

Compartilhe esse post com seus amigos:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se contratar colaboradores já é uma tarefa que exige bastante cuidado e atenção por parte do RH das empresas, quando falamos da contratação de executivos esse zelo deve ser ainda maior.

Além de ocuparem cargos com remunerações mais altas, os executivos são responsáveis por gerir processos estratégicos, tomam decisões que impactam as operações e o futuro da empresa e fazem a gestão de pessoas e recursos.

O processo seletivo de executivos não deve ser visto como algo trivial. Pelo contrário, suas contratações devem ser precedidas por um amplo planejamento, somado a uma rigorosa análise de perfil, competências e habilidades comportamentais.

Erros na contratação de executivos podem custar caro à uma empresa, e embora possam não ser percebidos imediatamente, tem seus reflexos mais a frente, com o aumento dos índices de turnover ou interferência nos resultados da organização.

Entenda quais são os erros mais comuns na contratação de executivos

Entre os vários erros que acontecem durante o processo seletivo de executivos, temos 2 principais:

1. não verificar o alinhamento do profissional com a cultura, os objetivos e valores do negócio – estes são pontos que devem estar bem claros durante o processo seletivo para ambas as partes. Se uma empresa tem um ambiente de trabalho mais formal, menos flexível, e contrata um profissional que está habituado com ambientes mais flexíveis e informais, o risco de haver problemas no futuro é grande. Questões relacionadas ao ESG também estão se tornando relevantes quando o assunto é a contratação de executivos, já que muitos preferem trabalhar em organizações que demonstram estar comprometidas com a sustentabilidade, diversidade e boas práticas de governança.

2. não realizar uma avaliação profunda do candidato, suas competências e habilidades – é muito comum que na contratação de executivos sejam levadas em consideração somente sua última ocupação como forma de medir seu sucesso ou desempenho profissional. Ou então que eles sejam indicados por outros líderes da organização e sejam desconsideradas etapas fundamentais do processo seletivo, como a avaliação de habilidades, competências e seus perfis comportamentais.

Como garantir um bom processo seletivo de executivos

O primeiro passo para garantir uma contratação de sucesso é entender a cultura organizacional, bem como os valores, posicionamento de mercado e desafios a médio e longo prazo da empresa. De posse dessas informações, pode-se partir com mais segurança para a etapa de planejamento e definição das estratégias para chegar ao candidato ideal.

Essa etapa pode ser dividida em várias sub-etapas:

1. estudo da empresa e nicho de atuação – um bom planejamento é essencial para um bom recrutamento. E tão importante quanto definir o perfil do candidato é definir o perfil da vaga, que deve estar em consonância com as necessidades reais da empresa. Para isso é imprescindível haver um conhecimento aprofundado sobre a empresa, seu nicho de atuação e suas problemáticas.

2. análise dos principais competidores – em um cenário em que a demanda por profissionais altamente qualificados está cada vez mais alta, principalmente na área da tecnologia, conhecer os principais competidores e como eles se posicionam no mercado irá contribuir na elaboração de uma boa estratégia para a captação e retenção de talentos.

3. análise de habilidades técnicas  – a avaliação precisa e detalhada das competências e habilidades técnicas dos candidatos é fundamental para garantir que estes correspondam aos requisitos estabelecidos para a vaga.

4. avaliações comportamentais precisas e eficientes – ao lado das habilidades técnicas, as habilidades comportamentais funcionam como um importante critério para a escolha do candidato ideal. Mas por serem mais subjetivas, fazer essa avaliação pode ser um desafio para os recrutadores. A utilização do Assessment, ferramenta de avaliação comportamental do candidato, é uma boa opção para facilitar essa avaliação.

Terceirizar o processo seletivo de executivos através da contratação de consultorias especializadas é uma excelente alternativa para que o processo seja conduzido de forma mais estratégica e assertiva.

A Dual Human é especialista em recrutamento e seleção de executivos e conta com uma série de técnicas e ferramentas que irão contribuir para que a sua empresa atinja os melhores resultados com rapidez e eficiência.

Visite nosso site para saber mais: https://dualhuman.com.br/

Você pode gostar também:

Dicas

Como evitar erros em processos seletivos

Se contratar colaboradores já é uma tarefa que exige bastante cuidado e atenção por parte do RH das empresas, quando falamos da contratação de executivos

Quer saber como podemos
ajudar a sua empresa?

Cadastre seu email e receba nossas novidades.

Acesso aos melhores
profissionais

Com a Dual Human sua empresa terá acesso aos melhores profissionais do mercado, além de contar com nossa assessoria exclusiva.

Principais Áreas

Entre em contato conosco

É candidato e procura vagas?

Buscamos nos especializar no business de cada cliente e com isso conseguimos atendê-los de forma customizada através de uma metodologia moderna, simples e ágil.

Siga-nos

Onde Estamos

Praça Capital - Campinas - SP

Contato

Telefone
(19) 99708-2646

Email
contato@dualhuman.com.br

COPYRIGHT © 2022 DUAL HUMAN.

Orgulhosamente criado por  ROCKETLAB DIGITAL.