RH e profissionais de tecnologia: as perspectivas para 2022

Compartilhe esse post com seus amigos:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se podemos dizer que tem algo aumentando na mesma velocidade que a transformação digital, é a demanda por profissionais de TI. Em uma realidade onde o investimento em tecnologia deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas, profissionais desse segmento estão ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo.

Mas o que pode ser bom para um lado, está se transformando em um desafio para o outro. Mais especificamente para o RH das empresas. A escassez de profissionais qualificados na área de tecnologia, somada à grande oferta de vagas está tornando a vida dos recrutadores um tanto difícil.

A pesquisa Demanda de Talentos em TIC e Estratégia TCEM, realizada pela Brasscom, indica que, nos próximos 5 anos, haverá uma demanda média de 159 mil profissionais de tecnologia por ano, enquanto a oferta atual é de apenas 53 mil profissionais no mesmo período.

Nesse cenário, é mais do que urgente a criação de estratégias para a captação de talentos no mercado. Diante de tamanha oferta de oportunidades, o que fazer para atrair os melhores profissionais? Quais são os diferenciais capazes de fazer uma empresa se destacar em meio a um número crescente de ofertas de emprego para o setor?

É o que veremos a seguir.

  1. Salários competitivos

Com a valorização crescente da área de tecnologia e a pouca oferta de talentos é normal que a média salarial dos profissionais também esteja aumentando. E as projeções indicam que em 2022 (e nos próximos anos) essa tendência irá se manter. Logo, oferecer um salário competitivo será um dos diferenciais. Contudo, embora o salário seja um fator importante, ele não é, nem de longe, o único a fazer diferença na contratação de um profissional de TI.

  1. Programas de treinamento e desenvolvimento avançados

O segmento de tecnologia não só está em constante crescimento, como também em constante evolução. Portanto, oferecer programas de treinamento e desenvolvimento de qualidade também será um diferencial. Pesquisas apontam que um dos principais fatores que levam os profissionais de tecnologia a entrarem em uma empresa é a oportunidade de aprendizado contínuo.

  1. Oportunidade de carreira

Oferecer um bom plano de carreira, com a possibilidade de crescimento do profissional dentro da empresa, também é um fator importante na captação de talentos. Essa é, inclusive, uma outra estratégia que vem sendo utilizada pelas empresas diante da escassez de profissionais de tecnologia: o investimento nos profissionais já existentes na empresa, apostando, com paciência, na sua qualificação, desenvolvimento e crescimento.

  1. Ambiente inovador e criativo

Pesquisas também apontam que os profissionais de TI têm preferência por ambientes inovadores e desafiadores, optando por organizações cujos modelos de trabalho favoreçam a colaboração, a liberdade e a criatividade.

  1. Trabalho flexível

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional também é outro fator apontado como importante pelos profissionais ao considerarem trabalhar em uma empresa. Oferecer a possibilidade de trabalhar em home office ou em regime híbrido, que já era uma tendência e se tornou realidade na pandemia, é algo que não pode mais ser ignorado. Caso não seja possível, a adoção de horários de trabalho mais flexíveis já será um bom diferencial.

Diante de uma realidade tão complexa, contar com a ajuda de uma consultoria que tenha experiência no recrutamento de profissionais de tecnologia também pode ser uma ótima solução.

A Dual Human possui um conhecimento altamente especializado em profissionais do segmento, além de um banco de talentos atualizado para promover a conexão entre a sua empresa e o seu candidato ideal.

Você pode gostar também:

Dicas

Como evitar erros em processos seletivos

Se contratar colaboradores já é uma tarefa que exige bastante cuidado e atenção por parte do RH das empresas, quando falamos da contratação de executivos

Quer saber como podemos
ajudar a sua empresa?

Cadastre seu email e receba nossas novidades.

Acesso aos melhores
profissionais

Com a Dual Human sua empresa terá acesso aos melhores profissionais do mercado, além de contar com nossa assessoria exclusiva.

Principais Áreas

Entre em contato conosco

É candidato e procura vagas?

Buscamos nos especializar no business de cada cliente e com isso conseguimos atendê-los de forma customizada através de uma metodologia moderna, simples e ágil.

Siga-nos

Onde Estamos

Praça Capital - Campinas - SP

Contato

Telefone
(19) 99708-2646

Email
contato@dualhuman.com.br

COPYRIGHT © 2022 DUAL HUMAN.

Orgulhosamente criado por  ROCKETLAB DIGITAL.